fbpx

Nilza Starling Almeida

nilza

Nilza Starling Almeida
Produtos derivados da jabuticaba
As Arts – Rua Borba Gato, nº 3
Centro – Sabará/MG
(31) 3671.2696
[email protected]

Continue lendo após a publicidade

Confecciona, desde 1944, produtos da jabuticaba, tais como: geleia, geleia temperada, passas ao licor, compota, vinhos branco, rosé e tinto. Os produtos são feitos a partir das frutas in natura e orgânicas. A produção não leva elementos químicos e o processamento e pasteurização são naturais. O período da safra da jabuticaba é de outubro a dezembro. A geleia é produzida conforme as etapas: colheita e lavagem das frutas e retirada da polpa. Já para os vinhos, após a retirada da polpa, inicia-se o processo de fermentação, com adição de açúcar. Para o licor, mistura-se o fruto com álcool de cereal, permanecendo a mistura em infusão por cerca de oito dias. É preciso mexer o produto, a cada dia, com utensílios de madeira, período durante o qual fica armazenado em local escuro. Já os vinhos são fermentados, por aproximadamente 20 dias e, em seguida, coados e filtrados. Durante os três meses seguintes, as embalagens são abertas, a cada dia, para retirada do gás. Nilza confecciona os produtos da jabuticaba com equipe de 9 pessoas, entre filhos, neta, coletores de frutas e auxiliares de cozinha.

A associação reúne o trabalho de artesãos da cidade numa grande variedade de produtos. Entre eles encontram-se rendas turcas de bicos, derivados de jabuticaba, palmas barrocas, bordados, objetos de decoração e utilitários. As peças ficam expostas nos vários ambientes do casarão onde funciona AS ARTS. Panos de pratos e utilitários de cozinha estão à mostra na cozinha da casa, objetos de banheiroficam no banheiro, decorativos enfeitam a sala e dessa forma o show-room valoriza as peças pela sua própria utilidade. No grupo há uma artesã especialista em fabricar peças avulsas para reposição de presépios (Sônia Neto – (31) 3674-0428). A Associação dos Artesãos da Praça de Santa Rita funciona desde 1980, quando os artistas expunham seus trabalhos nos bancos da praça.

Realizado pelo ODC Observatório da Diversidade Cultural – Projeto “Mapa da Diversidade Cultural”

Compartilhe com seus amigos!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Fique ligado em tudo que acontece em Sabará!

Quer receber informações por email?

Se você tiver interesse de receber as atualizações do Sou Sabará em seu email, com notícias, vagas de emprego, cursos, eventos, etc... Cadastre-se abaixo. É grátis.

Quer receber informações por Whatsapp?

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie "Oi" para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp

POSTAGENS RELACIONADAS

Você está offline

0
Deixe um comentário!x
()
x