Bem-vindo ao Portal de Sabará - MG

Valdemar Arcanjo da Cruz

valdemar
Valdemar Arcanjo da Cruz
Fotografia, vídeo e literatura ligada à memória de Roça Grande
Avenida das Acácias, 1254, bloco 8 – ap. 404
Roça Grande – Sabará/MG
(31) 3671.5218 e 9997.9362
[email protected]
www.arocacontaumconto.blogspot.com

Continue lendo após a publicidade

Valdemar Arcanjo nasceu em 29 de setembro de 1957, em Roça Grande, onde cresceu ouvindo a avó contar estórias e lendas que inspiram sua pesquisa sobre a memória do bairro. Quando moço, fez teatro, mas lhe diziam que não havia espaço para negros nessa arte. Foi corredor e o primeiro atleta de Sabará a participar da maratona internacional de São Silvestre. Desde 1995, dedica-se à realização de estudos e palestras sobre as histórias de Roça Grande, investigando a memória do bairro, suas famílias e tradições.

Em 2004, lançou o livro “A Roça conta um conto” que reúne informações sobre a história, personagens e acontecimentos marcantes do povoado mais antigo de Minas Gerais no caminho das bandeiras, fundado em 1675, às margens do Rio das Velhas, pelo capitão Matias Cardoso de Albuquerque. O livro acompanha fatos históricos, como em 1707, com a mudança de povoado para Confraria de Santo Antônio e a instituição da freguesia do Arraial de Santo Antônio de Roça Grande, com território doado pelo bandeirante e superintendente das Minas do Rio das Velhas, Manoel de Borba Gato.

O resultado do trabalho realizado hoje com os três filhos é um curioso acervo, divulgado pela internet, onde Valdemar disponibiliza imagens dos acontecimentos dos últimos 40 anos de Sabará, incluindo a cobertura audiovisual sobre o patrimônio cultural do bairro Roça Grande, especialmente, as tradicionais festas de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio e São Sebastião. Atualmente, o pesquisador e escritor dedica-se, ainda, à produção de seu próximo livro: “O Folclore da terra de Santo Antônio”.

Realizado pelo ODC Observatório da Diversidade Cultural – Projeto “Mapa da Diversidade Cultural”

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie “Oi” para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp
 
Fechar Menu