Nesses últimos dias nos debates nas redes sociais, muito se fala sobre as ocupações irregulares em Sabará, ruas sendo abertas e diversas casas sendo construídas nos morros da cidade.
A fiscalização da Prefeitura derrubou casas em área ocupadas no começo do ano e multou um condutor de um trator que estava abrindo ruas á poucos dias, após denúncias anônimas.
Mas nesse artigo iremos falar das conseqüências do crescimento desordenado na cidade.
A ocupação irregular das encostas de morros e das beiras dos rios acarreta diversos problemas como violência, degradação ambiental, trânsito, falta de educação, saúde e muito mais.
Infelizmente, Sabará cresceu na sua maior parte de forma desordenada e ainda continua crescendo. Hoje podemos perceber as conseqüências deste fato através do aumento da violência, a dificuldade de locomoção, a seca de nascentes e as fugas de animais selvagens para o meio urbano.
Quem acompanha nossas notícias já deve ter notado várias matérias relacionadas com violências, inundações, falta de água, etc. Esses são alguns dos efeitos e se não houver um debate entre e a população e uma mudança nos órgãos público a situação irá se agravar.
No final do ano passado uma chuva de poucos minutos provocou grandes estragos, as água que desciam os morros inundaram diversas casas em Roça Grande e até uma escola em General Carneiro. Veja os vídeos:
Inundação em Roça Grande em General Carneiro.
Veja o vídeo da inundação em Roça Grande. Clique aqui.
Animais selvagens invadem meio urbano.
Um exemplo, em agosto de 2014 uma onça invadiu uma empresa de transporte próximo a área central da cidade.
Onda de roubos assusta moradores de Roça Grande
Em Roça Grande no meio do ano passado diversos roubos á comércios e até a igreja assustavam moradores do bairro.
Estes são somente alguns exemplos dos efeitos que o crescimento sem planejamento provoca, mas isso não é um problema somente da cidade de Sabará, a maior parte das cidades brasileiras sofre com estes problemas e com a falta de planejamento adequado e organização dos municípios. O que você pensa sobre o assunto?